quarta-feira, 3 de março de 2010

Série Murografia

Após a primeira exposição do espiandomundo que teve o sugestivo e longo título de “Por falta de boas imagens, vão essas mesmas” realizada no Núcleo de Arte da UFPa em 2003, o desafio de cada membro do grupo era trilhar seu caminho autoral. Qual assunto escolher? O que fotografar? Nos deparamos muitas vezes com essas perguntas.


Cartaz da exposião de 2003

O tempo foi solucionando as escolhas de cada um. Caminhos que nem sempre foram os da fotografia, as reuniões foram diminuindo, as postagens ficaram cada vez mais esparsas mas em compensação o fruto dessa caminhada individual começou a aparecer. Era preciso soltar as amarras, não ter medo de contar o cordão fraternal que unia todos.


Saída fotográfica - Foto Kamila Frazão

Em 2004, um projeto da Celpa previa a ação de arte-educação com os grafiteiros da cidade, muros das unidades serviam de cenário para o grafitagem. Pronto tinha achado um ponto, algo que poderia servir de caminho. Investi. Comprei três filmes TRI-X da Kodak, na época o mais barato dos filmes preto e branco. Um escolha feliz, pelo preço e pelo alto contraste, mas esse detalhe técnico só fui descobrir bem depois.

O resultado dessa busca foi o nascimento da série Murografia, feita entre o intervalo das aulas, finais de semana e viagens. Kamila Frazão, Daniel Cruz e eu decidimos inscrever nossos trabalhos no Primeiro Salão de Artes Plásticas do Acre. Para nossa alegria nossas fotos tinham sido selecionadas. Dívidas, parcelamento para emoldurar as fotos, coleta par rachar o sedex... Pronto, a fotografia começava a ficar muito séria na minha vida.

Foto: Michel Pinho - Belém - 2004


Foto: Michel Pinho - Belém - 2004


Foto: Michel Pinho - Belém - 2004

Foto: Michel Pinho - Buenos Aires - 2006

Foto: Michel Pinho - São Paulo - 2006


Foto: Michel Pinho - Belém - 2006

3 comentários:

Unknown disse...

boas lembranças, belas imagens...pena que o post foi pequeno, fiquei esperando mais!! rsrs

Kamila disse...

Michel você é um otimo contador de Histórias, que saudade que me deu de lembrar dos nossos encontros e das nossas imagens...

Marlene Schlup disse...

Oi turma! Saudades de vocês, do espiandomundo e de Belém! que bom recordar!!
Beijos!