quinta-feira, 18 de junho de 2009

Duas décadas de fotografia paraense

Produção contemporânea do estado estará em exposição no Foto Arte Brasília

Da Redação

Uma das mais criativas mostras de fotografia do país aporta no Foto Arte Brasília em novembro. Depois de ser vista por mais de 16 mil pessoas em Fortaleza (CE) e passar pelo Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Fotografia contemporânea paraense será exposta na galeria Athos Bulcão, no Distrito Federal, do dia 3/11 até o final do mês.

A exposição tem a curadoria da paulistana Rosely Nakagawa e divide-se em dois blocos: Panorama 80/90, com obras de 26 fotógrafos atuantes ao longo das duas décadas, e Gratuliano Bibas e anos 90, composta de coletiva com sete fotógrafos surgidos nos anos 90 e individual de Gratuliano Bibas (1917-1997), representante paraense da chamada fotografia moderna, estimulada e organizada pelos fotoclubes nas décadas de 50 e 60 no Brasil.

O primeiro grupo dedica-se à fotografia autoral. Estão presentes artistas consagrados como Elza Lima, Luiz Braga, Guy Veloso, Flavya Mutran, Paula Sampaio, entre outros. O segundo traz o ambiente dos fotoclubes, que permitiu discussões sobre arte e experimentalismo na fotografia, presente na obra de Gratuliano Bibas, junto com jovens fotógrafos. Assim, a mostra faz uma ponte entre o moderno e o contemporâneo.

O projeto, que contou com a pesquisa de Rubens Fernandes Junior e Patrick Pardini, propõe a reflexão crítica da produção fotográfica paraense daqueles 20 anos, dentro do contexto da arte visual contemporânea, e sua difusão através de atividades como exposições, criação de acervo, site na Internet (www.fotoparaense80-90.pa.gov.br), produção de livro e CD-ROM.

A exposição propõe também uma ação educativa a partir da produção de material específico para o trabalho com escolas e outras instituições educacionais. São mídias pedagógicas, como pranchas educativas, Caderno do Professor e encartes sobre a linguagem e a história da fotografia, contextualizando a produção do Pará no período de 1980 a 2002.

As pranchas apresentam imagens com breves comentários para estimular a percepção do aluno e servir como ferramenta para interpretação da imagem fotográfica. Já o livro, apresenta a obra de 34 fotógrafos e constitui-se de 136 imagens (quatro de cada autor), quatro textos críticos e uma cronologia, que destaca os principais eventos e exposições no Brasil e no Pará no período de 1980 a 2002.


Serviços Photos

Fotografia Contemporânea Paraense - Panorama anos 80/90
Abertura 03.11, 5ª feira, 20h30 - Visitação até 30.11
Local: Galeria Athos Bulcão
(Anexo do Teatro Nacional Claudio Santoro, SCN Via N2)

Sites:
www.fotartebrasilia.com.br
www.fotoparaense80-90.pa.gov.br

Fonte: Portal Photos

Nenhum comentário: