Da Redação
Uma das mais criativas mostras de fotografia do país aporta no Foto Arte Brasília em novembro. Depois de ser vista por mais de 16 mil pessoas em Fortaleza (CE) e passar pelo Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Fotografia contemporânea paraense será exposta na galeria Athos Bulcão, no Distrito Federal, do dia 3/11 até o final do mês.
A exposição tem a curadoria da paulistana Rosely Nakagawa e divide-se em dois blocos: Panorama 80/90, com obras de 26 fotógrafos atuantes ao longo das duas décadas, e Gratuliano Bibas e anos 90, composta de coletiva com sete fotógrafos surgidos nos anos 90 e individual de Gratuliano Bibas (1917-1997), representante paraense da chamada fotografia moderna, estimulada e organizada pelos fotoclubes nas décadas de 50 e 60 no Brasil.
O primeiro grupo dedica-se à fotografia autoral. Estão presentes artistas consagrados como Elza Lima, Luiz Braga, Guy Veloso, Flavya Mutran, Paula Sampaio, entre outros. O segundo traz o ambiente dos fotoclubes, que permitiu discussões sobre arte e experimentalismo na fotografia, presente na obra de Gratuliano Bibas, junto com jovens fotógrafos. Assim, a mostra faz uma ponte entre o moderno e o contemporâneo.
O projeto, que contou com a pesquisa de Rubens Fernandes Junior e Patrick Pardini, propõe a reflexão crítica da produção fotográfica paraense daqueles 20 anos, dentro do contexto da arte visual contemporânea, e sua difusão através de atividades como exposições, criação de acervo, site na Internet (www.fotoparaense80-90.pa.gov.br), produção de livro e CD-ROM.
A exposição propõe também uma ação educativa a partir da produção de material específico para o trabalho com escolas e outras instituições educacionais. São mídias pedagógicas, como pranchas educativas, Caderno do Professor e encartes sobre a linguagem e a história da fotografia, contextualizando a produção do Pará no período de 1980 a 2002.
As pranchas apresentam imagens com breves comentários para estimular a percepção do aluno e servir como ferramenta para interpretação da imagem fotográfica. Já o livro, apresenta a obra de 34 fotógrafos e constitui-se de 136 imagens (quatro de cada autor), quatro textos críticos e uma cronologia, que destaca os principais eventos e exposições no Brasil e no Pará no período de 1980 a 2002.
Serviços Photos
Fotografia Contemporânea Paraense - Panorama anos 80/90
Abertura 03.11, 5ª feira, 20h30 - Visitação até 30.11
Local: Galeria Athos Bulcão
(Anexo do Teatro Nacional Claudio Santoro, SCN Via N2)
Sites:
www.fotartebrasilia.com.br
www.fotoparaense80-90.pa.gov.br
Fonte: Portal Photos
Nenhum comentário:
Postar um comentário