quinta-feira, 18 de junho de 2009

Entre a Fé e a Febre: Retratos

Expo do fotógrafo paraense Guy Veloso no CCJF, no Rio de Janeiro

Da Redação

Depois de passar pelo MAC - Museu de Arte Contemporânea de Santiago-Chile, pela Bienal de Fotografia Documental em Tucumán-Argentina e pela Leica em Solms-Alemanha, chega ao Rio de Janeiro a exposição Entre a Fé e a Febre: Retratos, do paraense Guy Veloso, no Centro Cultural Justiça Federal, com vernissage dia 23 de junho de 2009, às 19h.


A mostra investiga manifestações religiosas ímpares no interior profundo do Brasil; trata de ritos e tradições que mesmo em um mundo “globalizado” são desconhecidos do grande público (em muitos casos, até das pessoas que vivem nas cidades onde ocorrem). Registro de uma cultura imaterial que, se não está muito próxima do seu fim, ao menos a cada dia se modifica, perdendo suas raízes.


A captação das imagens, iniciada em 1998 – feita toda com câmeras analógicas –, contou com um complexo estudo prévio, exaustivas negociações com grupos religiosos fechados ou até mesmo de caráter secreto, visitas sistemáticas aos locais investigados (ao todo oito estados) e codificação das fotografias no tempo e espaço. Tudo isto gerou uma coletânea – das maiores do país – de fontes primárias de pesquisa no assunto.


Guy Benchimol de Veloso nasceu (1969) e trabalha em Belém-PA, metrópole de 1,5 milhões de habitantes no coração da Amazônia, um pólo cultural efervescente em meio à floresta equatorial. De formação acadêmica em Direito (1991), é fotógrafo independente desde 1988. Integra o livro Fotografia no Brasil, Um olhar das Origens ao Contemporâneo, de Angela Magalhães e Nadja Peregrino. Já em 1998 realizou (com apoio técnico de Antonio Fonseca) a primeira vernissage transmitida ao vivo pela Internet no Brasil, uma das pioneiras do gênero no mundo. Em 2007 foi tema de um documentário para TV dirigido por Débora 70 (Canal Brasil/NET).

Centro Cultural Justiça Federal
Av. Rio Branco, 241 - Centro
Rio de Janeiro, RJ
Coquetel de abertura: dia 23 de junho, às 19h30.
Visitação: de 24 de junho a 02 de agosto, de terça a domingo, das 12 às 19h.
Apoio: Associação Fotoativa – 25 Anos.


Fonte: Portal Photos

Nenhum comentário: