quarta-feira, 24 de junho de 2009

Entre a fé a febre chega ao Fotorio




A fotografia paraense estará representada em um dos maiores encontros do gênero no país, o FotoRio, que contará com a exposição individual “Entre a Fé e a Febre: Retratos”, de Guy Veloso. O evento acontece no Centro Cultural Justiça Federal, Rio de Janeiro.

Para o professor e curador Rubens Fernandes Jr., “as imagens de Guy Veloso surpreendem pelo nonsense, pelo surreal, pela completa dissonância entre o mundo real e o outro mundo”. Enquanto para o fotógrafo e pesquisador Orlando Maneschy, Guy Veloso “nos conduz por um país estranho, fascinante e sensual”.

Notável também é a cumplicidade entre o autor e o personagem. Guy “se lança” ao assunto, retorna reiteradamente aos mesmos cenários, fotografa as mesmas pessoas por anos a fio, constrói vínculos, faz amigos. É um artista que se envolve, vive o tema. “É um documento de sua alma fabril, incansável e humanista”, aponta o fotógrafo Walter Firmo.

“Entre a Fé e a Febre: Retratos” já foi exposta no Museu de Arte Sacra de Belém, em 2006, e em mais de dez cidades do país. Do Rio de Janeiro, seguirá para a Bienal Fotodocumental de Quito, no Equador.

O trabalho de Guy Veloso compõe acervos como o da “University of Essex Collection of Latin American Art”, em Colchester, na Inglaterra; “Coleção Nacional de Fotografia”, do Centro Português de Fotografia de Porto, em Portugal; do Museu de Fotografia de Curitiba, no Paraná; da Casa das 11 Janelas, em Belém; e da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro.

O projeto, iniciado em 1998 e realizado com câmeras analógicas, investiga manifestações religiosas ímpares no interior do Brasil e mostra ritos que, mesmo em um mundo “globalizado”, são desconhecidos do grande público, em muitos casos, até mesmo das pessoas que vivem nas cidades onde ocorrem.

Fonte: (Diário do Pará)

Nenhum comentário: