sábado, 13 de junho de 2009

Mémoria

O espiandomundo nasceu da oficina Photomorphosis ministrada por Miguel Chikaoka. Como fui descobrir depois, a nossa turma tinha as caracteristicas iguais as outras: uma formacão muito heterogênea e uma paixão em comum pela fotografia. Arquitetos ( Kamila - hoje também mãe da linda Beatriz - e Luciana, que soma o curso de jornalismo na sua carreira), estudante de psicologia(Liane na época estava na graduação e hoje faz seu doutorado), estudante de ensino médio (Luluka termina seu tcc sobre a Fotoativa), e um outro grupo de aglomerados de diversas definições (eu, professor de Historia recém chegado de Marabá, depois assumindo um cargo na própria Fotoativa; Daniel, cadista que depois formou-se em Artes Visuais e a Livia, na época estudante de arquitetura e hoje no jornalismo e na produção cultural). Além claro outras pessoas que exerciam outras profissões como procuradores de justiça, militares, juíza, estudantes de medicina e duas incógnitas uma secretaria de uma famosa igreja evangélica e o Marcio que nunca soubemos de fato quem era.

Essa formacão tão estranha acabou resultando em um núcleo de 6, 7 pessoas que por um período de 6 meses alimentava o blog (uma nascente moda na internet brasileira) incessantemente. Uma parte da história do espiandomundo pode ser contata pelos post's do nosso espaço anterior.

Quando fizemos nossa primeira coletiva em dezembro de 2003, o blog passou a ser um espaço para marcamos nossas ações sempre coletivas (em bares, praças, terminal rodoviário, dentro da própria Fotoativa). Além de inúmeras reuniões e saídas fotográficas, cujo objetivo principal era nos confraternizarmos.

E assim fomos agregando nomes de talentosos e importantes fotógrafos paraenses como Guy Veloso, Paula Sampaio, Alberto Bitar, Roberto Meneses, Geraldo Ramos, Flavya Mutran, Octávio Cardoso, Makiko Akao sempre disposta a nos ajudar na seleção de imagens. Vale aqui o destaque para uma visita feita ao estúdio do Luiz Braga que nos recebeu com muito carinho e simpatia, nos deixando de boca aberta com a qualidade do seu trabalho e esmero com suas ampliações. E tantos outros que ajudaram a colocar o carvão na velha churrasqueira da Fotoativa (ainda situada na Frutuoso).

Vejo hoje uma explosão dos coletivos: expositores, pensadores, questionadores. O espiandomundo talvez não se encaixe nessa definição, até me arrisco a dizer que somos juntos-separados.


Raramente nos encontramos, continuo com a teimosia do blog, já não lembro de uma coletiva mas nos vôos solos esta lá o grupo. Nos recentes vídeos da Lú, nas exposições do Daniel, na borracharia que fotografei na Br 316, na FM2 da Liane e com certeza na fotos que a Kamila faz da Beatriz.

Historiar um pouco desse breve percurso tem a pretensão de nos fazer lembrar o quanto esse convívio coletivo foi e continua sendo definidor na minha vida.

Michel Pinho

Um comentário:

Espiandomundo disse...

Michel tua teimosia com o blog deixa em mim a esperança de retomar a fotografia na minha vida, junto com o convivio mais constante de todos vocês, meus amigos queridos! Muitas saudades de todos!
KAMILA